A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POLÍTICA NOS PLANOS BRASILEIROS DE ESTABILIZAÇÃO ECONÔMICA: DO CRUZADO AO REAL

Autores

  • Junior Ivan Bourscheid Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rodrigo Stumpf González Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rodolfo Silva Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v2i1.33

Palavras-chave:

Planos Econômicos, Estabilização, Medidas Anti-Inflacionárias, Liderança Política

Resumo

O presente trabalho pretende analisar de forma sintética as relações político-econômicas que marcaram o planejamento para a estabilização econômica do Brasil no período entre a implementação do Plano Cruzado, em 1986, e do Plano Real, por volta de 1993 e 1994. Para tanto, foi feito o uso da pesquisa qualitativa e de cunho histórico, compreendendo-se, nos aspectos políticos e institucionais, alguns elementos relevantes para a apreensão das limitações e perspectivas à aplicabilidade das políticas econômicas surgidas com a redemocratização, visando a superação da crise econômica que permeou o início do processo de transição para o regime democrático. Utilizando o enfoque da teoria neo-estruturalista da inflação inercial, observamos a importância do apoio político para o controle gradual da inflação, com a indexação completa da economia, bem como a necessidade de uma reforma fiscal que permita a manutenção das medidas de controle inflacionário. De tal modo, foi evidenciado que foram aspectos relevantes tanto a falta de um diagnóstico preciso sobre o tipo de inflação, quanto as condicionantes políticas para a otimização das medidas anti-inflacionárias, em um cenário de recente institucionalização democrática e conformação de novos compromissos políticos almejando consolidar alianças que permitissem garantir a governabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Ivan Bourscheid, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciência Política pela UFRGS, 2016, Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2014. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador membro do Núcleo Pesquisa em Relações Internacionais (PRISMA), e Vice-Líder do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP) do Núcleo PRISMA. 2º Secretário do Centro de Integração Latino Americana (CILAM).

Rodrigo Stumpf González, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 1988, Mestrado em Ciência Política pela UFRGS, 1994, e Doutorado em Ciência Política pela UFRGS, 2000. Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFRGS. Bolsista de produtividade em pesquisa e consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Rodolfo Silva Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Federal do Pará (UFPA), 2008-2010. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 2001, e em Gestão e Produção de Eventos Culturais pela UNAMA, 2003. Pós-Graduação em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2001-2003. Coordenador do Curso de Comunicação Social da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA) durante o biênio 2011-2012. Professor Adjunto da UNAMA e da FEAPA. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu da UNAMA, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Marketing. Professor-Convidado e Orientador de Artigos da CPÓS/ESAMAZ.

Referências

AMES, Barry. Os entraves da democracia no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2003.

ATLAS DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL. Eleição de 1989. 2014. Disponível em: <https://sites.google.com/site/atlaseleicoespresidenciais/1989>. Acesso em: 20 de abril de 2016.

BAER, Werner. A Economia Brasileira. São Paulo, SP: Nobel, 1996.

BATHKE, Juliano. Da moeda à inflação: uma análise empírica da economia brasileira a partir de 1980. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Departamento de Ciências Econômicas, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Campo Mourão, 2004.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. A Economia e a Política do Plano Real. Revista de Economia Política, Vol. 14, 4, 1994.

______. Os dois congelamentos de preços no Brasil. Revista de Economia Política, Vol. 8, nº. 4, 1988.

CARNEIRO, Dionísio Dias; MODIANO, Eduardo. Ajuste externo e desequilíbrio interno: 1980-1984. In. Marcelo de Paiva Abreu (Org.). A Ordem do Progresso: cem anos de política econômica republicana: 1889-1989. Rio de Janeiro, RJ: Editora Campus, 1990.

CARVALHEIRO, Nelson. A política monetária no Brasil pós-Real. Pesquisa & Debate, Vol. 13, 1, 2002.

FIGUEIREDO, Argelina Cheibub; LIMONGI, Fernando. Executivo e Legislativo na nova ordem constitucional. 2ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2001.

______;______. Instituições políticas e governabilidade: desempenho do governo e apoio legislativo na democracia brasileira. In: Carlos Ranulfo Melo; Manuel Alcântara Sáez (Orgs.). A Democracia Brasileira: balanço e perspectivas para o Século 21. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2007.

______;______. O Congresso e as Medidas Provisórias: abdicação ou delegação? Novos Estudos CEBRAP, No. 47, 1997.

FLIGENSPAN, Flávio Benevett. Uma visão global da economia brasileira durante a vigência do Plano Real: avanços impasses e um cenário de crescimento com exclusão. Indicadores Econômicos FEE, Vol. 26, 1, 1998.

GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO JR. Rudinei. Economia Brasileira Contemporânea. 7ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2007.

LANZARINI CASA, Carlos Alberto. Dívida Interna, Inflação e Desinflação (1964-2004): o financiamento do Estado brasileiro sob a perspectiva da vulnerabilidade externa e da preferência pela liquidez do mercado de títulos públicos. Monografia (XIII Prêmio Tesouro Nacional, Tema “Política Fiscal e Dívida Pública”, Terceiro Lugar) – Tesouro Nacional, Poder Executivo, Brasília, 2008.

MACARINI, José Pedro. A Política econômica do Governo Sarney: os Planos Cruzado (1986) e Bresser (1987). Textos para Discussão, IE/UNICAMP, No. 157, 2009.

MAINWARING, Scott. Brasil: partidos débiles, democracia indolente. In: Scott Mainwaring; Timothy Scully (eds.). La construcción de instituciones democráticas: sistemas de partidos en América Latina. Santiago: CIEPLAN, 1996.

MODIANO, Eduardo. A ópera dos três Cruzados: 1985-1989. In: Marcelo de Paiva Abreu (Org.). A Ordem do Progresso: cem anos de política econômica republicana: 1889-1989. Rio de Janeiro, RJ: Editora Campus, 1990.

MORAES, Filomeno. A Constituição do Brasil de 1988 e a Reforma Política. Revista Jurídica da Presidência, Vol. 7, 72, 2005.

NUNES, Edson de Oliveira. A Gramática Política do Brasil: Clientelismo e Insulamento Burocrático. Rio de Janeiro, RJ/Brasília, DF: J. Zahrar Editor/Escola Nacional de Administração Pública, 1997.

RODRIGUES, Alberto Tosi. O Brasil de Fernando a Fernando: neoliberalismo, corrupção e protesto na política brasileira de 1989 a 1994. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2000.

SIMONSEN, Mário Henrique. A inflação brasileira: lições e perspectivas. Revista de Economia Política, Vol. 5, 4, 1985.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE). Resultados das Eleições de 1994. 2011. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoesanteriores/eleicoes-1994/resultados-das-eleicoes-1994/resultados-daseleicoes-eleicoes-1994>. Acesso em: 20 de abril de 2016.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Como Citar

Bourscheid, J. I., González, R. S., & Marques, R. S. (2016). A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POLÍTICA NOS PLANOS BRASILEIROS DE ESTABILIZAÇÃO ECONÔMICA: DO CRUZADO AO REAL. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 2(1), 401–437. https://doi.org/10.21783/rei.v2i1.33

Edição

Seção

Artigos